EXEMPLO: ALGORITMO PARA TROCAR UMA LÂMPADA QUEIMADA
1. Início
2. Verifica se o interruptor está desligado;
3. Posicionar a escada no local;
4. Subir os degraus da escada;
5. Parar na altura apropriada;
6. Retirar a lâmpada queimada;
7. Colocar a lâmpada nova;
8. Descer da escada;
9. Aciona o interruptor;
10. Se a lâmpada não acender, então:
11. Refazer os passos 2 á 9;
12. Senão
13. Tarefa terminada;
14. Joga a lâmpada queimada no lixo;
15. Guarda a escada;
16. Fim
Etimologia
Os historiadores da palavra algoritmo encontraram a origem no sobrenome, Al-Khwarizmi (se diz Algorithmi), matemático persa do século IX. Álgebra e algorismo também formam formas corrompidas da palavra. O dicionário Vollständiges Mathematisches Lexicon (Leipzig, 1747) refere a palavra "Algorithmus" combinado as noções de quatro cálculos aritméticos, nomeadamente a adição, multiplicação, subtração e divisão. A frase "algorithmus infinitesimalis" foi utilizado para significar; "maneiras de calcular com quantidades infinitésimas" (pequenas), uma invenção de Leibnitz.
Algoritmo no computador
Um programa de computador é essencialmente um algoritmo que diz ao computador os passos específicos e em que ordem eles devem ser executados, como por exemplo, os passos a serem tomados para calcular as notas que serão impressas nos boletins dos alunos de uma escola.
Quando os procedimentos de um algoritmo envolvem o processamento de dados, a informação é lida de uma fonte de entrada, processada e retornada sob novo valor após processamento.
Para qualquer processo computacional, o algoritmo precisa estar rigorosamente definido, especificando a maneira que ele se comportará em todas as circunstâncias. A corretividade do algoritmo pode ser provada matematicamente.
A maneira mais simples de se pensar um algoritmo é por uma lista de procedimentos bem definida, na qual as instruções são executadas passo a passo a partir do começo da lista, uma ideia que pode ser facilmente visualizada através de um fluxograma.