quinta-feira, 30 de junho de 2016

A memória do computador - parte 1 de 3

O Conceito de BIT

O computador só pode identificar a informação através de sua elementar e restrita capacidade de distinguir entre 2 estados; por exemplo: algo está imantado num sentido ou está imantado no sentido oposto. A uma dessas opções o computador associa o valor 1,e ao outro estado, o valor 0. Essa é a essência de um sistema chamado biestável.

Outros exemplos de sistemas biestáveis: uma lâmpada que, se acesa, representaria o estado 1 e, se apagada, representaria o estado 0; um válvula conduzindo ou não o sinal; um transistor deixando ou não passar corrente elétrica.

Os computadores armazenam as informações e fazem todo o seu tratamento baseado em fenômenos eletromagnéticos sobre sistemas biestáveis. Seus símbolos básicos são, pois, 0 e 1.

Os dígitos 0 e 1 são os únicos elementos do sistema de numeração de base 2. Por isso, 0 e 1 receberam o nome de dígitos binários ("binary digit") ou, abreviadamente, BIT - denominação que estendeu a uma posição elementar de memória ou a menor unidade de informação no computador.

"BYTES" e palavras

É intuitivo perceber que cada um dos elementos armazenados na memória do computador fica em um "local" certo e sabido, com um endereço próprio. Só assim torna-se possível a busca na memória exatamente do que se quer. Assim, em termos lógicos, pode-se ver a memória como um conjunto de endereços.

Fisicamente o que se têm na memória são núcleos que podem apresentar um estado binário. Sendo assim, podemos dizer que: um conjunto desses núcleos pode apresentar "n" combinações em relação ao estado cada um.

Denomina-se BYTE - contração de binary term - á unidade básica de tratamento de informação. Um byte é composto por 8 bits - pois, na maioria dos códigos utilizados em computadores, cada letra, algarismo ou símbolo necessita de 8 dígitos binários para ser identificado.

=> 2^8 - bits 0 e 1 elevados á 8 (núcleos ou bits) = 256 representações diferentes.

Os diversos modelos de computadores agrupam, por vezes, os bytes em grupos de 2, 4, 6 e até 8 - esse grupo de bytes recebe o nome de palavra (word) e equivale ao número de bits simultaneamente processados pelo computador.